Acesso à informação

SOBRE


Apresentação


Para ajudar você a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação tem o prazer de apresentar o MECFlix, uma plataforma de videoaulas gratuitas, sob demanda, desenvolvida para auxiliar o seu aprendizado e otimizar seu estudo.

Essa iniciativa faz parte do projeto "Hora do Enem", criado para que você encontre uma forma de estudar que se encaixe em seu perfil. Assim, você poderá acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado as suas necessidades, assistir vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo!

Parceiros

FAQ


O que é o MECFlix? Uma plataforma online de vídeo-aulas preparatórias para o ENEM oferecida pelo Ministério da Educação e seus parceiros.

Quem pode usar o MECFlix? Qualquer usuário poderá visualizar todos os vídeos que a plataforma oferece. Para interagir com as ferramentas que a plataforma oferece como anotações em vídeos, criação de playlists compartilháveis e comentários, o usuário deverá realizar o cadastro / login.

Quantos vídeos o MECFlix terá? O número previsto para o lançamento é de aproximadamente 1900 vídeos. Porém esse número será alimentado constantemente através da constante avaliação de vídeos de diferentes parceiros do MEC.

Quais os parceiros que vão fornecer vídeos para o MECFlix? As parcerias já definidas são: Geekie Game, Descomplica, FGV, Kroton e QG do Enem.

Como posso ser um parceiro do MECFlix? As instituições interessadas na parceria de incorporação de seus vídeos na plataforma MECFlix deverão entrar em contato através do e-mail cgmid@mec.gov.br, com o assunto “Parceria MECFlix”, informando o nome da Instituição e a quantidade de vídeos de cada componente curricular (Matemática, Português, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e/ou Sociologia). Constatado o interesse do MEC para a parceria, os novos parceiros receberão por e-mail uma orientação técnica de como entregar o banco de dados de suas videoaulas à equipe de TI do MECFlix e um termo de cessão dos direitos para exibição que deverá ser assinado e enviado juntamente com a entrega do banco de dados no formato exigido. Atenção, os parceiros terão seus vídeos importados para o banco de dados do MECFlix somente se seguirem as orientações técnicas da equipe de TI do MEC e, além disso, as videoaulas estão sujeitas a avaliação antes de entrarem na plataforma. Não há uma previsão de prazo para este tramite ocorrer, pois ele dependerá do cronograma da equipe de TI do MEC.

Quem avalia os vídeos da plataforma MECFlix? O Ministério da Educação, através de parcerias com universidades federais realizam as avaliações através de uma metodologia própria de avaliação de recursos educacionais digitais.